• danimonaco

11 de outubro


Na interceção dos universos de Cartola, João do Vale e Tom Zé existe mais do que simplesmente a mesma data de nascimento e a profissão de compositor...

Cartola (nascido em 1908), um dos maiores sambistas da história da música brasileira, autor de maravilhas como "Alvorada", "As Rosas Não Falam" e "O Mundo é Um Moinho", recebeu seu famoso apelido nos canteiros de obra em que trabalhava como pedreiro para se sustentar. Cheio de desafios pelo caminho, chegou a abandonar a carreira musical, entregando-se ao alcoolismo. Encontrou no amor de Dona Zica a chance para reconquistar seu espaço, fundando com ela o "Zicartola", ponto de encontro gastronômico-musical frequentado por sambistas tarimbados na década de 60.

Foi no Zicartola que o maranhense João do Vale (nascido em 1934) estreou como cantor. De origem humilde, começou a trabalhar ainda menino e, assim como Cartola, trabalhou em canteiro de obras no Rio de Janeiro para se manter. A cidade acolheu seu sonho de virar compositor e suas obras - a maioria baiões - foram consagradas nas vozes de Luiz Gonzaga, Dolores Duran e Maria Bethânia (Carcará, aliás, foi a canção de João que a projetou na música). Por problemas pessoais, ficou também afastado da carreira por aproximadamente dez anos, e sua volta foi marcada por um álbum gravado ao lado de Chico Buarque.

Por fim, o percurso do baiano Tom Zé (nascido dois anos após João do Vale, em 1936), que apesar de ótima formação musical - foi aluno de Koellreuter - enfrentou o desafio do ostracismo depois de se afastar do Tropicalismo e trilhar um caminho mais experimental na música. Sem como se manter, cogitou voltar à sua terra natal e mudar de profissão. Foi redescoberto por David Byrne, do Talking Heads, que se entusiasmou com seu som e o projetou na Europa e nos Estados Unidos, mudando os rumos de sua carreira. A versão de "Pisa na Fulô", em que Tom Zé interpreta a famosa canção de João do Vale, vale ser ouvida, fechando esse ciclo de coincidências do 11 de outubro na música brasileira.


Para se aprofundar nos repertórios dos compositores:


Cartola

https://spoti.fi/36txXmB


João do Vale

https://spoti.fi/3jB3972


Tom Zé

https://spoti.fi/3d0BwSA






1 view0 comments

Recent Posts

See All